Sobre o PPGSAT

O Programa de Pós-Graduação em Sistemas Aquáticos Tropicais, sediado na Universidade Estadual de Santa Cruz, foi iniciado em meados de 2004. O Programa tem papel fundamental na promoção de pesquisas científicas na área aquática e atividades de ensino e extensão que subsidiem o desenvolvimento sustentável da região sudeste do Estado da Bahia, onde está localizado.

A carência de informações sobre a costa leste brasileira principalmente no que se refere às pesquisas aquáticas, e a crescente utilização da região costeira e águas interiores nos vários setores estratégicos da economia nacional, como na exploração de petróleo e gás, ampliação dos portos marítimos para escoamento de minério do interior, incremento do turismo, de atividades pesqueiras e da aqüicultura, criação de represas e desvios de rios que poderão trazer alterações ambientais na região. Deste modo, a compreensão dos processos que controlam a disponibilidade do fluxo de nutrientes, organismos, sedimentos e poluentes, assim como a avaliação dos impactos antrópicos é de vital importância para o gerenciamento dos ambientes aquáticos da região.

Público Alvo

Graduados em Ciências Biológicas, Ecologia, Química, Oceanografia e áreas afins.

Objetivo Geral

O Programa contempla a capacitação de recursos humanos capaz de compreender de forma integrada a dinâmica dos ecossistemas aquáticos, visando seu uso racional e sua conservação, bem como subsidiar políticas públicas e oferecer soluções para o desenvolvimento sustentável.

Perfil do Egresso

O aluno do PPGSAT/UESC terá formação em Ecologia, multi- e interdisciplinar, que lhe capacitará atuar em ambientes aquáticos, dentro de uma visão integrada de estruturas e processos. O egresso do curso será capaz de realizar diagnóstico, planejamento, desenvolvimento operacional e monitoramento de projetos voltados à conservação, manipulação e uso racional dos recursos aquáticos, suprindo assim a carência de recursos humanos especializados neste setor.

Rolar para o topo